sábado, 12 de abril de 2008

Saudação

Saudação
Olá! Meus Amiguinhos (a)
A PAZ!

Hoje é um dia muito especial para todos nós, porque vamos medita em uma passagem Bíblica que está registrado no livro de Deuteronômio 34:1 a 12. Que fala do ultimo momento da vida de Moisés.

Documentário:

Livro da Bíblia: Deuteronômio Capitulo 34 Versículo 1º ao Versículo 12º.
Ultima orientação de Deus para: Moisés
Revelação de Deus a Moisés: Toda Terra Prometida
Juramento e comprimento de Deus a:Abraão, Isaque, e Jacó.
Israel chora a morte de Moisés: 30 dias
Deus levanta novo líder: Josué filho de Num
Preparação para liderar: Foi cheio do Espírito de Sabedoria.
Idade de Moisés: cento e vinte anos quando morreu

Comentário

No livro de Deuteronômio contém 34 capítulos.
No capítulo 1ª apartir do versículo 1 ao 8 Moisés fala ao povo a ordenança de Deus e lembra a eles as guerras e as vitórias que já conquistaram sobre os povos aquele lugar. Agora Deus estava mandando eles voltar, e partir para as montanha dos Amorreus e todas as vizinhanças, que estivesse margem do mar à terra dos Cananeus e ao Líbano, até o grande rio Eufrates. Já no versículo 8 Deus manda eles ir e possuir a terra porém no versículo 9 Moisés diz ao povo se eles não forem ele só não poderia levar. E no versículo 10 aos 11 ele fala de como Deus já tinha multiplicado o povo e eles já era como ESTRELA NO CÉU , o povo era mil vezes mais do que tinha saído do Egito e tinha abençoado como tinha falado. Já no versículo 12 Moisés se mostra cansado do fardo do povo(Cansado do fardo, as cargas e das contendas) e pedi ao povo para que eles organize uma equipe para ajudar ele na liderança.

V 13: Tomai-vos homens sábios e entendidos, experimentados entre as vossas tribos, para que os ponha por chefes sobre vós.

O povo diz : Bom é fazer o que tens falado.
Então Moisés passa a dar aula sobre liderança, como devem ser e proceder um chefe.

Como chefe: homens sábios e experimentados... Posto por cabeças sobre vós, por capitães de milhares, e por capitães de cem, e por capitães de cinqüenta, e por capitães de dez, e por governadores das vossas tribos.

E Moisés manda que levante uns como juízes, dizendo: Ouvi a causa entre vossos irmãos, e julgai justamente entre o homem e seu irmão, e entre o estrangeiro que está com ele.

Uma das preocupações de Moisés e a injustiça.

Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.

E assim saíram de Horebe, e caminhamos por todo aquele grande e tremendo deserto até as montanhas dos amorreus onde o SENHOR Deus tinha ordenado; e chegaram a Cades-Barnéia. Quando chegaram Moises disse tome posse da terra que é vossa segundo disse o Senhor. E Moisés o encorajava dizendo não temas, e não te assustes.

Então os Israelitas chegaram a Moisés e pediram para mandar homem na frente para vigiar a terra para que eles podecem armar estratégia para surpreender os amorreus. Isso pareceu bem os olhos de Moisés e mandou 12 espiãs visitar a terra cada um homem de uma tribo. E quando eles voltaram trouxeram frutos da terra e viu que a terra que o Senhor Deus deu era boa.

Porém o povo achava que Deus odiava eles a ponto de tira-los da terra do Egito nos entregar nas mãos dos amorreus, para destruir-nos.

E reclamava do tamanho dos amorreus dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes.

Moisés procurava sempre encorajar dizendo não temas, lembre que o Senhor tem nos guiado até aqui.
Pela noite sempre está em nossa frente com fogo e pelo dia uma nuvem (fogo para mostrar o caminho a noite para onde andar, e de dia uma nuvem.

OBS: As queixas do povo de Deus eram tantas que Deus ficou indignado e disse:

Ouvindo, pois, o SENHOR a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo:

Versículo 35- Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais.


Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao SENHOR.

SENHOR se indignou também contra Moisés e disse tu também não entrarar naquela terra.
Somente Josué, filho de Num e Calebre filho de Jefoné e os remanescentes.

Por causa da desobediência o Senhor não permitiu que o povo subir , por que Ele não estava no meio da peleja, e eles ficaram ali por muitos dias em Cades, pois ali vos demorastes muito.

Eles viveram no deserto quase:


Teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou.

No capítulo 2 e v.37. Depois de pelejar contra os aveuos chegara a Moabe mas o Senhor não permitiu que eles luta-se os filhos de porque a terra ele já tinha dado aos filhos de Ló.

Assim diz o Senhor: Somente à terra dos filhos de Amom não chegastes; nem a toda a margem do ribeiro de Jaboque, nem às cidades da montanha, nem a coisa alguma que nos proibira o SENHOR nosso Deus.

Depois subiram Basã, e Rei de Basã saiu com todo o seu povo ao encontro dos filhos de Deus e o Senhor disse não tenha medo por que vocês vão vencer como venceu em Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom. Toda cidades não ficaram uma se que eles não toma-se a não ser a que o Senhor ordenava
Foi sessenta cidades, toda a região de Argobe, o reino de Ogue em Basã. Que eles conquistaram naquele lugar.

OBS: Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.

Deus determinou ao povo que as mulheres, crianças e os gados que era muitos não subi-se para a peleja fica-se em casa na cidade que já tinha conquista. Moisés sempre estava orientando a Josué como estava sendo feito e que Deus e fazer com ele, para ele não ter medo, com deus estava sendo com ele e ser com ele também. Por que Deus já tinha dito que ele (Moisés ) não entraria na terra prometida então falou Deus a Moisés.

Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão.

Deus manda Moisés a minar Josué dizendo:

Manda, pois, a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo, e o fará possuir a terra que verás.

Moisés lembra ao povo Israelita o estatuto e o juízo que ele tem ensina para eles cumpra. Que não devem fazem imagem de escultura e nem ter outra adoração a não ser ao Senhor Deus.

Moisés chama o povo israelita e dá o mandamento que Deus ordenara, dizendo: ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

E Moisés abençoa o povo ante da sua morte dizendo:
Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas.

OBS: Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.

Conclusão

Moisés foi um bom lidere; procurou sempre fazer a vontade de Deus, e quando o povo o provocava ele sempre entendia a situação das pessoas, embora as pessoas não o entendessem, e achava que Deus só falava com ele. E quando Deus ia cantiga alguém por desobediência ele sempre pedia a Deus a favor destas pessoas. Por exemplo, SUA IRMÃ quando ficou leprosa, e SEU IRMÃO Arão. Todos nos temos que seguir esses bons exemplos por que Deus abraça os filhos obedientes e generosos quebrantados.
Assim escrito, Deus abate os exaltados e da graça os humilhados nos precisamos sempre ouvir a voz do Senhor e executar o seu amor, Deus quer que eu e você faça sempre o bem sem olha a quem.
Assim está escrito, se nos fizemos o bem a quem nos fazem o bem, não temos nenhum galardão nisso.
Mas se fizermos o bem a quem nos faz mal, a ir teremos a recompensa.

LEMBRE-SE CRISTO É O NOSSO MAIOR TESOURO

Nenhum comentário: